Projetos


Professoras: Sheila Cristina Cesário Santela
             Roseli Roque Correa José


Definição do tema: Higiene Bucal


PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO
Nessa etapa de vida as crianças geralmente não gostam muito de escovar os dentes, ou não adquiriram o hábito de escovar os dentes, não compreendendo que é algo muito importante. Também nessa fase elas geralmente ainda não sabem escovar de maneira correta seus dentes.
Por isso desenvolveu-se esse planejamento, com a finalidade de apresentar a escovação como algo legal, importante para nossa vida, mostrando o uso correto da escova, pasta de dente, fio dental, e uso de flúor.

REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES - ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
A professora deverá começar a aula falando e relembrando as crianças sobre hábitos de higiene. Será bem diferente do que eles estavam acostumados. Iremos falara sobre higiene dos dentes, os alimentos que fazem mal para os dentes apresentando um cartaz do “Inimigo dos dentes” que são uma delicia mais que para os nossos dentes não são bons, também temos outro cartas “Amigos do dente” esse as crianças não se animaram muito, são alimentos que ajudavam os dentes a ficarem mais fortes. Nesta fase, usaremos um projetor conectado a um computador com acesso à internet, em seguida será passado um filme retirado do you tube e será aplicado no data show, será falado sobre o endereço eletrônico na internet.

SISTEMATIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
Hora de preparar o material e o ambiente da escovação. No banheiro, o ideal é ter uma pia adequada à altura da criança, com um espelho grande o suficiente para permitir a cerca de quatro ou cinco delas escovar os dentes ao mesmo tempo. As escovas, macias e de cabeças pequenas, devem ser trocadas a cada três meses para evitar que as cerdas tortas prejudiquem a escovação. Prefira pastas sem flúor - crianças pequenas são mais suscetíveis à fluorose, intoxicação por excesso de flúor que causa manchas brancas nos dentes e o enfraquecimento deles. Por fim, providencie porta- escovas individuais e devidamente identificadas, que mantenham as escovas secas e arejadas.
“  Dentes Limpinhos"
Turma da Mônica   

Se eu quiser um sorriso bonito
Que vai me deixar bem legal
Vou ter que usar uma escova macia
E um fio dental
Usar o fio dental direitinho
Passando lá no meio dos dentes
Eu pego a sujeirinha e esconde
E fico mais contente
Com a escova de dentes escovando os meus dentes
Vou aprender que é a sim
De cima para baixo
De baixo para cima
Vou limpando até o fim
Massageando a minha gengiva
Meus dentes vão ficar bem fortinhos
Depois só um pouquinho flúor
Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá
(Repete Refrão)
Massageando a minha gengiva
Meus dentes vão ficar bem fortinhos
Depois só um pouquinho flúor
Que dentes bonitinhos
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá”

http://tvescola.mec.gov.br