Plano de aula


Saúde bucal
Objetivos
- Entender as funções dos dentes.
- Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
- Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
-Trazer os recursos da internet para dentro da sala de aula.
Conteúdos
- Saúde bucal.
- Cárie.
- Higiene bucal.
Anos
Maternal
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
Projetor, computador com acesso à internet, cartazes, escovas de dente, creme dental.
Desenvolvimento

A professora começou a aula de forma tranqüila falando e relembrando as crianças sobre hábitos de higiene. Foi uma situação diferente para eles devido às fotos, filmagens, foi diferente do que eles estavam acostumados. A professora foi desenvolvendo o conteúdo e eles foram participando do assunto e todos respondiam as perguntas de forma espontânea.
Falou-se da higiene dos dentes, os alimentos que fazem mal para os dentes apresentando um cartaz do “Inimigo dos dentes” que são uma delicia mais que para os nossos dentes não são bons. As crianças adoraram esse cartaz, pois só tinha coisas gostosas, também tinha outro cartaz “Amigos do dente” esse as crianças não se animaram muito, eram alimentos que ajudavam os dentes a ficarem mais fortes, os cartazes foram fixados na parede da sala, para que eles pudessem relembrar todos os dias.
Mesmo sendo muito pequenas as crianças participaram bastante da aula, Nesta fase, usamos um projetor conectado a um computador com acesso à internet, em seguida foi passado um filme retirado do you tube e foi aplicado no data show, foi falado sobre o endereço eletrônico na internet.
Eles ficaram maravilhados em ver o filme daquele tamanho, foi muito interessante a reação deles, simplesmente ficaram parados olhando, foram passadas duas vezes de tanto que eles gostaram.
Fizeram muitas perguntas queriam ver tudo o computador, o data show, voltou para a sala de aula e foi aplicada a atividade para pintar a respeito do vídeo, em seguida os levamos para escovar os dentes.
Os alunos adoraram aula e a professora foi simplesmente perfeita na execução da mesma.

Objetivo
O objetivo é investigar se os alunos têm alguma noção de saúde bucal e se sabem que a manutenção dos nossos dentes está diretamente ligada a ela. 

Avaliação
As crianças saíram para escovarem seus dentes.